ESTÁ NO AR: Começou o 104 Cultural, um programa do CCP – Centro de Cultura de Propria

30/08/2014 09:02

Não nos fecharemos entre nós mesmos, mas nos propomos dar voz e eco a todas as organizações e grupos

foto: Messias Águia

Claudomir Tavares e Jussier Ferreira enttrevistam Alberto Amorim

A partir de hoje, e semanalmente todos os sábados, neste horário, o Centro de Cultura de Propriá, numa parceria com a Propriá FM 104,9 – A rádio que todo mundo ouve, levaremos ao ar o 104 Cultural, um programa que pretende estimular o debate e o exercício da atividade cultural em nossa cidade, e por extensão ao Baixo São Francisco.

Este programa é um resultado de um projeto que exaustivamente foi discutido em sucessivas reuniões do CCP, mas que incorporou contribuições de outras experiências, bem como das parcerias que estão viabilizando sua realização, não sendo ele um produto de pessoas ou grupo, mas o resultado de uma ação coletiva.

O 104 Cultural não será um programa pronto e acabado, mas um processo em permanente construção, o qual recebendo criticas e sugestões, as quais serão bem vindas, humildemente as absorverá, e dentro de sua linha editorial - esta irrenunciável - serão revertidas em ajustes o quais serão perceptíveis.

Dentro dos objetivos preconizados pelo CCP, de pensar, refletir e socializar o conhecimento e as contribuições a cerca da relação entre as várias modalidades e manifestações culturais, o 104 Cultural se propõe a servir de elo (de ligação) entre as várias vertentes e modalidades, priorizando a cultura popular.

Ainda que seja um programa pensado, idealizado e realizado pelo CCP, não nos fecharemos entre nós mesmos, mas nos propomos dar voz e eco a todas as organizações e grupos, os mais diversos e distintos atores sociais do universo cultural de nossa cidade e daquelas com as quais estabelecemos laços os mais diversos.

Aqui não se estabelecerá um desfile de pessoas, instituições e eventos, mas um intercâmbio, difusão de questões relacionadas ao Patrimônio Material e Imaterial, Memória e História, articulando-se de forma a interagir e dialogar com a sociedade da qual somos parte integrante.

Para que você possa se familiarizar com o nosso programa, ele estará constituído de quatro blocos que se completam, sendo o primeiro constituído de nossa saudação, as manchetes do programa e do compartilhamento de nossa opinião a cerca de um tema relacionado à cultura local ou universal, mas sempre uma posição em aberto.

O segundo bloco será aberto aos nossos convidados, pessoas ou instituições, que aqui dialogarão com a equipe do programa e mais adiante com o público através dos canais que lhes informaremos, sempre trazendo a ordem do dia um tema da mais absoluta relevância para o engrandecimento cultural da nossa sociedade.

No terceiro bloco, prestaremos nossa homenagem a personalidades, independente de classe social, credo religioso, opção política ou quaisquer outras diferenças que mostra a diversidade que compõe a sociedade, pois o concreto só é concreto, por esta constituída das partículas, que formam a unidade da diversidade.

E por ultimo, dedicaremos o quarto bloco as noticia, agenda e diversidade cultural de Propriá e do Baixo São Francisco, sempre repercutindo aquelas que a grande mídia, tem relegado a um segundo plano, mas que aqui elas terão voz e vez, encerrando o programa com uma mensagem poética, quase sempre musicada ou acompanhada.

por Ascom | CCP