IOKANAAN SANTANA: “No palco da vida se apresenta: Propriá como vai?”

12/09/2014 10:45

Obs: Para quem não sabe Propriá já foi tida como a Princesinha do São Francisco.

Propriá que lembranças lindas tenho de você.O rio cheio de peixes, canoas.. Tmpos que não voltam mais. Fábrica de arroz, óleo, milho industrializado, tecelagem, redes, fundição de médio porte e peças que hoje são reliquias em outro, prata e metais.

Cinemas, futebol, vôlei, ping-pong, até time de botão. Éramo campeões. Escolas que eram desaques no estado, fábircas de destilarias – bebidas reconhecidas para o consumo nacional – revenda de carro autorizados “Volks”, “Ford” e “Fiat”, Vendas de ouro, feira rica: de farnha, mel de abelha ao cabaú. Segunda economia do estado. Comércio amplo, variedades de azeite, cristal e bacalhau importado.

Como eu vou contar: Propriá dos prefeitos Chico, Ribeiro, Wolney. Toninho, Luiz, D. Menininha, Cláudio, Renatinho e Paulo Britto?

Alguns esão deitados na horizontal e jamais acordarão.

Quanto aos outro, tocando a vida para viver e sobreviver. Juntos seriam atores, cantores e dariam uma banda ou um coro para apresentações, cantando belas musicas tais como “A Praça”, “A mesma praça, o memo banco, as memas flores, o mesmo jardim. Tudo é igual”. Tudo é tão triste... O resto você já sabe.

por Iokanaan Santana | escritor, poeta e membro do Centro de Cultura de Propriá