YOKANAAN SANTANA: Grande Ser - homenagem ao Dia Internacional da Mulher

07/03/2015 10:46

Coração partido, lábios trêmulos. Negou seu próprio filho. Entendeu a razão da maior e mais bonita mentira de todos os tempos, o Rei Salomão.

Sem ela não existiriam bilhões de seres humanos , não teríamos poesia, música, escultura, trabalho nem amor.

Por força natural, seu ventre fertiliza o universo. A Deus o Unigênito, a Maria o Primogênito e todos os outros filhos, presença firme, altiva, marcante. Ombro ímpar.

No seu maior sofrimento disse Jesus:” Pai, por que me abandonaste?” a mulher estava lá presente na agonia do seu filho, dividindo tamanha dor.

Mulher, mãe, heroína, juíza, defensora, advogada, professora dos bons ensinamentos, médica maior das dores de um filho, espelho que irradia luz.

Ana Neri – a enfermeira do Brasil , expoente máximo, quantas vidas salvou e tentou salvar. Mão santa.

Irmã Dulce – exemplo de solidariedade humana. Portas fechadas, vários nãos recebidos, mas conseguiu um trabalho voltado para as crianças tirando-as das ruas, dando-lhes comida, educação e saúde. Meu Deus!

Zilda Arns – saiu do Brasil em defesa dos necessitados e perdeu sua vida lutando uma causa justa, filantrópica e humana.

Madre Tereza de Calcutá – grandiosidade, riqueza de trabalho para a humanidade. Uma história de vida da Índia para o mundo como exemplo de irmandade. Outro grande coração. Cora Coralina, Cecília Meireles poetisas do Brasil.

Rosa Luxemburgo, que mulher! Revolucionou todas as classes trabalhadoras sem medo, levantando a bandeira por um socialismo doando sua própria vida.

A americana Rosa Parker que não podia usar sanitários públicos, sentar no transporte coletivo, sacrificou tudo em defesa dos negros.

A alemã Olga Benário, nossa Olga e tantas outras: Cleópatra, Indira, Margareth, Raquel...  Maria... Marias da vida que honradamente a chamamos de mulher.

Parabéns por tão lembrada data, por seu realismo e sua coragem.

Nossa gratidão.


por Yokanaan Santana